Chegar ao final do mês com dinheiro na conta é o sonho de qualquer brasileiro. Para não ficar no zero preparamos algumas dicas para que você aprensa a planejar os gastos, e que depois das contas pagas sobre algum dinheirinho para você fazer umas comprinhas, ir ao shopping ou simplesmente economizar.
São orientações sobre como realizar boas compras, ir à feira e utilizar água, telefone e energia elétrica sem desperdício.
Confira:
1) Supermercados: primeiro faça o cardápio a ser servido durante, pelo menos, duas semanas e só depois vá às compras. Repita, de vez em quando, os pratos a serem consumidos. Não vá às compras com fome ou com pressa.
2) Feira: descubra o horário em que os preços tendem a diminuir. Procure pelas verduras e legumes da época. Não compre apenas em uma barraca, diversifique!
3) Água: lave a louça em dois turnos. Primeiro molhe-a bem, feche a torneira e ensaboe tudo. Só depois, abra a torneira e enxágue;
4) Energia elétrica: o chuveiro elétrico na posição verão consome cerca de 40% menos energia do que na posição inverno;
5) Telefone: Aproveite os horários de tarifas menores para fazer seus interurbanos. Verifique por quantos minutos é cobrado um impulso.
Importante
Para "domar" as próprias finanças, você precisa conhecer rigorosamente todos os seus gastos. É necessário, por exemplo, elaborar uma planilha de pagamentos.