1 2 3 4

Uma leitura para a vida toda

Uma leitura para a vida toda



Crise dos sete anos... dos dez... Parece que casamento e crise foram feitos um para o outro. Afinal, depois que as escovas de dentes passam a dividir o mesmo banheiro, muita coisa muda na vida do casal. Surgem as pequenas irritações do cotidiano, as impaciências. "Felizes para sempre", só no último capítulo das novelas de tevê. Haverá um outro caminho que não o divórcio ou a acomodação para lidar com os problemas da vida a dois? 

Pesquisando por mais de vinte anos os hábitos dos parceiros conjugais, suas descobertas conseguiram mudar o rumo de milhares de casamentos problemáticos. Em SETE PRINCÍPIOS PARA UM CASAMENTO DAR CERTO, Gottman apresenta aos casais novas estratégias para manter a união, levando-os a um relacionamento mais harmonioso e duradouro. 

Entre elas, ensina o professor, a atenção aos pequenos momentos do dia-a-dia é que pode preservar a magia da vida a dois; a valorização das coisas simples que proporcionam ao casal bases sólidas para solucionar os inevitáveis conflitos; a descoberta de formas saudáveis de conviver com questões que não podem ser resolvidas.

O livro é um guia definitivo para quem deseja um relacionamento que tire o maior proveito e prazer da vida conjugal.

Ler Mais

Fica dica


Quer fazer uma surpresinha romântica para o seu amado?

Segue uma receita super fácil de fondue de chocolate do site Bem Simples.O preparo está  ilustrado em 4 passos, e você pode fazer mesmo sem ter a panela especial.Vale a pena a receita, vale a pena o site.

 

Você precisa de:

Creme de leite
Chocolate meio amargo
Leite condensado
Raspas de casca de laranja
Frutas variadas
Espetinhos  
200 g
300 g
1 lata
1 colher (sopa)
a gosto
quantidade necessária


Passos

1

Em uma panela, coloque o creme de leite e aqueça sem deixar ferver.

2

Pique o chocolate em pedacinhos. Junte ao creme e misture bem.

3

Acrescente o leite condensado e as raspas de laranja. Misture bem e, quando o creme estiver homogêneo, retire do fogo.

4

Corte as frutas em pedaços e monte os espetinhos.
Sirva o creme quente em um recipiente que mantenha o calor. Cada pessoa deve mergulhar seu espetinho de frutas no creme.

Importante

Se o creme esfriar você pode aquecê-lo em banho-maria ou levar ao micro-ondas por um minuto.


Bom Apetite!

Ler Mais

O que eu faço?

Choque de realidade pode causar a depressão pós-casamento

Pessoas que idealizam demais a união podem sofrer com a convivência 

 

A festa, o vestido, o bolo, as flores, os convites, o buffet. São meses de preparativos até chegar o dia do casamento. Mas, passada a festa e a euforia nupcial, alguns noivos podem passar por um momento incômodo que culmina na pergunta: E agora? A sensação de vazio, apatia e chateação - mais frequente nas mulheres - é caracterizada como depressão pós-casamento, que não é considerada uma doença, mas um estado emocional. "A depressão pós-casamento é um choque de realidade que a pessoa enfrenta. Quando ela se depara com as responsabilidades do casamento, ela pode ficar angustiada e desamparada", esclarece a psicoterapeuta cognitivo-comportamental da Unifesp Karina Haddad Mussa, especialista em medicina comportamental e neuropsicologia. 



Assim como a depressão pós-parto, o problema é sério e se não for resolvido, pode se tornar um empecilho para a nova vida do casal. "Depois da festa, os recém-casados precisam estar preparados para enfrentar as contas para pagar, a divisão de papéis e o convívio com os defeitos do outro. Isso tudo pode ser uma frustração quando a pessoa não está pronta para enfrentar a realidade", diz Karina Mussa.  

O problema pode vir quando a pessoa não está preparada para lidar com as mudanças. Se antes ela morava com os pais e tinha relativo conforto e a casa sempre estava cheia de gente, com a vida de casada, a casa fica mais vazia e ela precisa se preocupar em resolver assuntos do dia a dia como as compras do mês e as contas para pagar.


Portanto, a chamada depressão pós-casamento é fruto de fatores externos, econômicos e sociais, mas principalmente de fatores internos, como explica a psicoterapeuta: "As pessoas que idealizam em excesso o casamento, ou seja, projetam no parceiro os sonhos e expectativas, sofrem um choque muito maior quando algo dá errado e passam por uma fase de desencantamento". 


Dependência emocional
casal - foto: getty images
Idealizar algo que está para acontecer não é incomum e muito menos errado. O problema é quando isso sai da medida e acaba fazendo com que o dono dessas expectativas em excesso acabe vivendo em um condição de dependência. "Quando a pessoa é muito carente, tem baixa autoestima, é imatura ou egoísta, ela fica dependente do parceiro. Essa situação é ruim porque traz cobranças, brigas e desgaste", diz Karina Mussa.

O casamento é o acontecimento que celebra a divisão de papéis, é renúncia, doação, saber escutar, aprender a conviver com o outro. Por isso, a pessoa que não esteja disposta ou que não saiba se adequar a essas características pode trazer o insucesso da vida conjugal.  


"Quando você se casa, também está, de certa forma, celebrando a "morte psicológica" de uma identidade velha. Você saí da casa dos pais, deixa de ser a filha, a irmã, para se tornar a esposa, o marido, a pessoa que cuida da casa e que deve assumir novas responsabilidades", explica a especialista da Unifesp.


Dentre essas responsabilidades, está a manutenção do amor, que precisa de cultivo, de atenção e de disponibilidade. "No casamento, precisamos dar sempre o nosso melhor, porém, o exagero pode trazer situações extremas, como o ciúme e a insegurança. É preciso sempre estar confiante e ter o controle da própria vida, mesmo na vida a dois", afirma a psicoterapeuta. 

Síndrome de Cinderela
A depressão pós-casamento pode atingir igualmente tanto homens como mulheres, já que depende muito mais das características de cada um e do nível de idealização e expectativas que a pessoa está esperando do casamento. Porém, as mulheres carregam consigo aspectos históricos e culturais, que ainda condicionam o comportamento feminino. Em geral, as mulheres ainda sonham com seus príncipes encantados e esperam que tudo seja perfeito, por isso elas acabam sofrendo muito mais. "As mulheres, até pouco tempo atrás, foram criadas para o casamento "perfeito". Muitas ainda estão em uma fase de transição, em que saem para trabalhar fora e são independentes, porém assumem o papel de donzela quando se casa", relata Karina Mussa.


Para evitar os sustos na vida de recém-casados, o ideal é reforçar a intimidade com o parceiro e não tirar os pés do chão. "Conhecer bem o outro pode amenizar os problemas que surgem na convivência a dois. Projete coisas boas para a nova fase, mas tente pensar também nos problemas que surgirão com as responsabilidades matrimoniais, desde financeiros até psicológicos. Além disso, procure adotar uma postura de flexibilidade diante da vida para lidar com as mudanças que se fizerem necessárias", sugere Karina.

Fonte: Yahoo

Ler Mais

O amor está no ar

Licença para Casar
Segue a sinopse dessa comédia, disponível nas locadoras boa pra assistir sozinha ou com seu par.


Quando finalmente conhece seu amor verdadeiro, Ben Murphy (John Krasinsky) decide se casar com sua noiva Sadie Jones (Mandy Moore), em uma cerimônia religiosa à moda antiga. O que o rapaz não esperava era encontrar o Reverendo Frank (Robin Williams), homem de fé, famoso por seu curso de preparação para noivos. O consultor religioso desconfia da sinceridade dos dois e fará de tudo para dificultar o casamento marcado. Para ter certeza de que Ben e Sadie realmente formarão um par perfeito e compromissado com a fé, Frank dará estranhas aulas e lições de casa sobre o matrimônio.

Ler Mais

Casa Nova

Dicas para quem está procurando casa nova

Quem casa, sem dúvida quer casa. Nesse post você encontra dicas super práticas para este momento e decisões que devem ser tomadas com cautela e precisão. Boa sorte! 


Ler Mais

Dia dos Namorados

Sugestões de presente para o Dia dos Namorados

O dia mais esperando do ano pelos apaixonados está chegando. Dia 12 é dia de celebrar o amor, a paixão e fazer de tudo para agradar os amados. Tem muita gente que ainda está na dúvida...

Uma coisa é certa independente do que está na moda, o mais importante é parar um pouquinho e prestar atenção no estilo do seu namorado(a). Os hábitos, os gostos e reparar nas dicas que ele acaba dando sobre o que está querendo ou precisando. Assim fica bem difícil de errar.

Preparamos uma listinha de presentes dos mais tradicionais aos mais inusitados. É só ver em qual o seu amadinho(a) se encaixa e correr na loja para escolher. Ah e também não custa lembrar que se você está sem dinheiros, muito mais importante é o amor que você pode demonstrar – através de gestos, atitudes e muito carinho distribuído, tá. As vezes um simples cartão em papel sulfite, ou um cd com as músicas quem embalam o casal é dado vale mais que um presente super caro.

Então, mãos à obra e surpreendam seus queridos.

Namorado(a) tradicional
. Jóias – Elas adoram. 
. Chocolates finos e flores
. Camisa de time de futebol ou camisas de torcida para a Copa do Mundo que está chegando – Não tem como não errar. Todo mundo torce para o Brasil e seu namorado, provavelmente, também tem um time de coração.
. Sapatos/tênis – Mulheres amam e homens também adoram ganhar um tênis ou sapato novo. Mas não esqueça de prestar atenção no estilo que o bonito(a) mais usa, tá? Para não correr o risco de dar uma sapatilha para uma garota que só anda de salto.

Namorado(a) vaidoso
. Kits de hidratantes, sabonetes e perfumes – Todo mundo adora ficar cheirosinho para os amados, né.
. Maquiagens – É arriscado. Se for mesmo querer dar isso, peça ajuda para sua mãe, prima ou melhor amiga.
. Tratamentos estéticos –Tipo uma massagem relaxante, banho de hidromassagem....
. Roupas ou acessórios tendência da estação – Mas se você não entende muito de moda, peça ajuda a alguém que esteja ligado para não correr o risco de dar algo que não tenha haver com o estilo do seu amado(a) 

Namorado(a) consumista
. Objetos de decoração para o quarto – Provavelmente ela(e) já tem tudo, então é legal dar uma coisinha supérflua.
. Lingerie – Arriscado. Tem que conhecer muito o namorado(a) para não dar um presente que ele(a) jamais vai usar.
. Porquinho – Para juntar muitas moedinhas.

Namorado(a) romântico
. Viagens para destinos românticos e que nenhum dos dois conheça – auto-explicativo.
. Bicho de estimação (cachorros ou gatos) – Para quem gosta é um presente do tipo… Inesquecível. Mesmo que o namoro acabe, o bichinho estará sempre lá para lembrar do amor de vocês.
. Scrapbook – Para quem quer eternizar momentos com muitas fotos, músicas ou bilhetes que fazem a história do casal.
. Porta-retrato com foto dos dois e um super cartão – Esse faz mais a linha fofinha.

 Namorado(a) intelectual
. Livros, CD’s ou DVD’s de bandas ou diretores que ele(a) adora – auto-explicativo.

 Namorado nerd
. Suplementos para computador . Tudo que for ligado à tecnologia e ele ainda não tenha – auto-explicativo.
. Jogos – auto-explicativo.


OUTROS
PlayStation 3
Assinatura da revista que ele mais gosta
Noite romântica
Tatuagem (em você, nele, nos dois!?) Não esquece que esse é pra sempre, ou pelo menos dá trabalho para apagar!
Apetrechos para o trabalho


Ler Mais

Monte sua noiva!

No dia a dia já pode ser difícil encontrar o figurino ideal. Imagine quando chega o "grande dia"? O blog Como casar bem descobriu um joguinho no site do Bom Dia Brasil super divertido para quem está com o pé no altar ou anda treinando a melhor forma de dizer o "sim".

Participe do jogo e monte a noiva que você gostaria de ser... ou de ter!

Ler Mais
 
Como casar bem... | by TNB ©2010